top of page

Apresentação do livro Dom Lourenço Vicente

O município da Lourinhã e o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, apresentaram o livro Dom Lourenço Vicente - Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança, numa sessão que teve lugar no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e que contou na abertura com uma atuação do Coro Municipal da Lourinhã.

A sessão contou com a participação de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca Emérito de Lisboa, que enquadrou historicamente a vida e percurso eclesial de Dom Lourenço Vicente, do vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e responsável pelo pelouro da Cultura, José Tomé, que destacou a importância do estudo da história local, do seu registo e da sua partilha. A presidente do CEHL, Teresa Faria de Sousa, destacou o trabalho em parceria com outras instituições e investigadores, opinião partilhada por João Luís Fontes, representante da coordenação científica do livro agora apresentado que sublinhou igualmente que esta obra é o culminar dos dois colóquios sobre a temática e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para novos estudos e investigações.

Projeto Coastal Memory Fort – Reabilitação do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo

O município da Lourinhã inaugurou o Coastal Memory Fort, projeto promovido pela autarquia, entre julho de 2021 e abril de 2024, em parceria com a University of Oslo (Dept of media and Communication), o Stiftelsen Museum Nord, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL – Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e a União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

 

Tendo como operador a Direção Geral do Património IP, tratou-se de uma obra financiada em 863.253,85€ pelo mecanismo financeiro EAA Grants, ao abrigo do programa Cultura e com capitais do município da Lourinhã, no valor de 152 338,91€, que teve como principal objetivo a requalificação e salvaguarda do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, através do uso de técnicas e materiais de construção não-destrutivas da identidade do edifício, bem como o investimento em atividades com a comunidade local e escolar e a promoção do turismo sustentável, como o Seminário "Forte da Memória Costeira", o Seminário "Terramoto 1755: Efeitos no Oeste” e o Fórum Anual do Empreendedorismo “O Desafio do Empreendedorismo em Paimogo", eventos realizados com a finalidade de criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego.

Mais informação pode ser consultada no site do município da Lourinhã, aqui.

Tome nota...

Carta Arqueológica do concelho da Lourinhã

 

 

A Carta Arqueológica do concelho da Lourinhã é um projeto de investigação integrado numa bolsa de doutoramento, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo como entidades de acolhimento a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o município da Lourinhã.

 

Trata-se de um projeto pioneiro, na medida em que é a primeira Carta Arqueológica do país a ser realizada no âmbito de um doutoramento em ambiente não-académico.

 

A Carta Arqueológica é um projeto que visa identificar e mapear as evidências materiais de interesse arqueológico existentes no concelho da Lourinhã, procurando analisar a evolução do povoamento no seu território.

 

Os trabalhos terão a duração de 4 anos e prolongam-se até dezembro de 2026.

Propor Inventário

 

Aceda aqui à Base de Dados de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) para a submissão do dossiê de instrução para o pedido de proteção legal de uma manifestação de PCI, assim como para a atualização ou revisão de manifestações imateriais previamente registadas no INPCI.

bottom of page